2023: um ano para registrar! 4 dicas para o seu planejamento anual. - 1

Estamos em janeiro e o ano já começou. Como sempre, entramos cheios de expectativas, planos e desejos de realizações.

Até o início de 2020, eu estava super organizada, com planilhas atualizadas, estudos e projetos, infelizmente, tivemos um período de incertezas e instabilidade, tanto no meu negócio quanto na minha vida pessoal, mas decidi que em 2023 seria o ano para retomar o controle e começar a planejar melhor.

O ano de 2022 foi maravilhoso para mim, mas também cansativo. Como a vida foi acontecendo sem o mínimo de organização, eu quase não tive folgas, férias ou descanso. Isso acontece quando misturamos tudo. Eu amo o meu trabalho, respiro o meu trabalho, estudo para melhorar e trazer novidades, mas as pausas são necessárias.

Recentemente, tive uma pequena escapada com minha família para São Paulo, e foi ótimo. Foi um pequeno respiro e quero que isso acontece mais vezes.

Vamos ao ponto principal desse papo: o planejamento. No final de dezembro, eu já estava trabalhando com esse objetivo, assistindo a algumas aulas e colocando em prática alguns projetos, dentro da minha área, que é a fotografia. Então, listei 4 pontos para vocês colocarem no seu planner de 2023:


    2023: um ano para registrar! 4 dicas para o seu planejamento anual. - 3
    1. Organize com Antecedência as Festas da Família.

    Planejar uma festa, independentemente do tamanho, sempre requer organização. Dependendo do local e da data da sua festa, alguns fornecedores precisam ser contactados com até um ano de antecedência, mas em média, as festas que eu trabalho são organizadas entre 3 e 6 meses de antes.

    Primeiro, escolha uma data e horário, mas tenha margem para flexibilidade.

    Escolha o local, o buffet, a fotografia (esses três juntos) e vá para o bolo, doces, lembrancinhas, recreação/DJ e tudo mais que você achar importante. Faça contrato com todos os fornecedores e perto da festa, verifique tudo.

    Se você não tiver muito tempo para isso e tiver recursos, contratar uma organizadora pode ser um investimento que vai te ajudar em vários pontos e te deixar mais livre para curtir o momento, mas não pense que o trabalho é todo dela, ainda sim, você terá que decidir muitos pontos importantes.

    2023: um ano para registrar! 4 dicas para o seu planejamento anual. - 5

    2- Ensaio de Família

    Esse quase ninguém lembra de colocar na lista de planejamento, acha que as fotos que são feitas na festa por um profissional já bastam, mas eu digo: não, não basta, o dia de um ensaio é completamente diferente do dia da festa, ele tem uma preparação, mas é íntimo, você e sua família, não tem a espera pelos amigos, a preocupação em saber se o bolo chegará a tempo , etc.

    O ensaio -  de uma forma geral - é mais calmo e tranquilo, além disso, é uma oportunidade de ter fotos da família em um ambiente mais natural, sem a pressão do dia da festa.

    2023: um ano para registrar! 4 dicas para o seu planejamento anual. - 7
    1. Organização das fotos da família

    Você contrata um fotógrafo para sua festa, faz um ensaio incrível e... depois? O que você faz com as fotos? Nada! Isso é uma pena, não é?

    É importante que você coloque as fotos em nuvens (o futuro do armazenamento), mas também é importante imprimí-las. Disquetes, pen drives, HDs e cartões de memória são dispositivos eletrônicos sensíveis, então ter um armazenamento na nuvem traz segurança e facilidade para acessar os arquivos e retratos.

    Mas tem outra opção incrível: imprimir as fotos. Eu sei que às vezes é fácil esquecer disso, mas já pensou na diferença entre acessar um álbum e acessar uma nuvem durante uma reunião familiar? Ter as fotos impressas traz outra relação para os momentos. Eu sugiro que você seja curador das fotos e escolha um número x de fotos por mês - eu sei que nem sempre é fácil, mas lembra-se dos filmes de 12, 24 e 36 poses? Escolha seu filme e revele-o. Pode ser divertido fazer um álbum de colagens com as crianças ou um álbum simples, onde você encaixa a foto 10X15 e pronto. Siga sua personalidade e alinhe suas possibilidades.


    2023: um ano para registrar! 4 dicas para o seu planejamento anual. - 9

    4- Faça Uma Pausa

    Eu já mencionei isso antes, mas é importante destacar novamente. Faça uma pausa. Não misture tudo. Se você ama o seu trabalho, respira o seu trabalho e estuda para melhorar, é importante ter momentos para descansar e desconectar, seja para curtir com a família, viajar, ler um livro ou simplesmente relaxar em casa, isso fará com que você volte mais renovado e com mais energia para seus projetos.

    Esses são os 4 pontos que eu sugiro para incluir no seu planejamento de 2023. Lembre-se de organizar as festas da família com antecedência, planejar um ensaio de família, imprimir as suas fotos e não esquecer de fazer uma pausa.

    Desejo a você um excelente ano novo, cheio de realizações e sucesso.

    Dani Paiva